-
Arquitetos: Steven Holl Architects
- Área: 11 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Iwan Baan
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Reid é um complemento contrastante da Escola de Arte de Glasgow de 1909 de Charles Rennie Mackintosh - forjando uma relação simbiótica na qual cada volume eleva as qualidades integrais do outro. A materialidade esbelta e translúcida em contraste ponderado com a alvenaria do edifício Mackintosh - com volumes de luz que expressam a atividade da escola no tecido urbano, encarnam uma vida voltada para o futuro das artes. Trabalhando simultaneamente de dentro para fora - envolvendo as necessidades funcionais e os desejos psicológicos do programa - e de fora para dentro - fazendo conexões com o campus da cidade e relacionando-se com o edifício Mackintosh em frente - o projeto incorpora as aspirações da escola no tecido da cidade.
A manipulação surpreendente do corte com entradas de luz de forma inventiva do edifício Mackintosh, inspirou a abordagem em direção a um plano de volumes sob uma luz diferente. O estúdio/oficina é o bloco construtivo básico do edifício. Os espaços foram localizados não apenas para refletir suas relações interdependentes, mas também suas diferentes necessidades de luz natural. Os estúdios estão posicionados na fachada norte com grandes planos envidraçados inclinados para o norte para maximizar o acesso à desejável luz difusa de alta qualidade. Espaços que não têm a mesma exigência de qualidade de luz natural, como o refeitório e escritórios, estão localizados na fachada sul, onde o acesso à luz solar pode ser equilibrado com as necessidades dos ocupantes e o desempenho térmico do ambiente através da aplicação de sombreamento.
Os "vazios de luz direcionados" permitem a integração da estrutura, da modulação espacial e da iluminação. Os feixes de luz do “vazio direcionado” fornecem luz natural através da profundidade do edifício, proporcionando uma conectividade direta com o mundo exterior através da mudança de intensidade e da cor do céu. Além disso, eles configuram uma torre de ventilação no edifício, eliminando a necessidade de ar condicionado.
Ao longo da elevação sul, na mesma altura dos principais estúdios da Mackintosh, uma loggia paisagística em forma de Machair proporciona à escola um núcleo social externo aberto para a cidade. A vegetação natural com alguns trechos em pedra direciona a água para um pequeno lago de água de reaproveitamento que refletirá a luz solar no forro interno. Um "Circuito de Conexão" em todo o Edifício Reid incentiva a "abrasão criativa" através e entre os departamentos, centrais para o funcionamento da escola. O circuito aberto de rampas escalonadas conecta todos os principais espaços - lobby, áreas para exposições e projetos, auditório para palestras, salas para seminários, estúdios, oficinas e terraços verdes para reuniões informais e exposições.